|Publicado originalmente no Teletime| Em depoimento no canal do YouTube da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) nesta quinta-feira, 7, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que há a possibilidade de, no futuro, toda a banda C ser destinada ao 5G ou alguma outra tecnologia do serviço móvel pessoal. O contexto é justamente o que afeta a radiodifusão: a migração dos canais em banda C para a banda Ku com o leilão do 5G.

“Nós vamos fazer a migração, limpar a faixa, trocar da banda C para a banda Ku. Futuramente, a Anatel pode até vender essa faixa e isso vai ajudar e muito o setor de radiodifusão, porque, com o 5G chegando, não iria ter funcionamento [junto com a radiodifusão]”, declarou o ministro à Abert, referindo-se a interferências na TVRO.

Na época dos estudos técnicos de interferência para a faixa de 3,5 GHz no 5G, uma solução de mitigação para a convivência sem interferências com a TV parabólica chegou a ser considerada pela Anatel e pelo Ministério das Comunicações. Contudo, ao considerar que os filtros apresentados não eram suficientes, sejam tecnicamente ou em escala, a agência decidiu pela opção de migrar os canais na banda C.

Outro argumento levantado foi justamente o da possibilidade de que o restante do espectro pudesse ser destinado ao 5G futuramente. Havia a preocupação de que uma mitigação causasse insegurança por justamente necessitar de novo processo de migração no futuro caso a Anatel decidisse liberar o restante do espectro para o SMP. Ficou decidido então pela migração para a banda Ku, uma operação que deverá sair por pelo menos R$ 2,2 bilhões.

Há ainda a operação da banda C para serviços profissionais, algo que continuará existindo depois da migração da TVRO.

Saída digital

Faria também mencionou como uma medida para endereçar os usuários da TV parabólica o programa Digitaliza Brasil, novo nome para o programa da digitalização da TV aberta. De acordo com o líder do MCom, ainda há 1.680 cidades com TV analógica, e que serão endereçadas com essa iniciativa, que tem investimento de R$ 850 milhões. A meta é que, até dezembro de 2022, todos os municípios brasileiros tenham TV digital.