A Meta está alertando os usuários do Facebook (Android, iOS) sobre centenas de aplicativos nas lojas da Apple e do Google que foram projetados especificamente para roubar logins da rede social. A empresa diz que identificou 402 apps maliciosos disfarçados de jogos, editores de fotos e outros utilitários que “podem ter comprometido suas contas (dos usuários) sem saber ao baixar esses aplicativos e compartilhar suas credenciais”, disse em seu comunicado. Segundo o site da Bloomberg, a estimativa é que 1 milhão de usuários podem ter sido afetados.

Em seu post, Meta diz que os aplicativos enganaram as pessoas para baixá-los com avaliações falsas e promessas de funcionalidades úteis. Mas, ao abrir alguns dos aplicativos, os usuários foram solicitados a fazer login no Facebook antes que pudessem fazer qualquer outra coisa – e, assim, roubam as credenciais do usuário.

Meta informa que relatou sobre os aplicativos ao Google e à Apple e que não estão mais nas lojas de aplicativos.

De acordo com o relatório da rede social, dos 402 aplicativos maliciosos em sua lista, 355 eram para Android e 47, para iOS. Curiosamente, aqueles para Android abrangeram uma ampla variedade de gêneros, desde jogos, VPNs, editores de fotos e aplicativos de horóscopo. Já para iPhone, os apps estavam relacionados ao gerenciamento de páginas comerciais ou anúncios.