A receita da Vivo com serviços de valor adicionado (SVA) no terceiro trimestre deste ano foi 32,5% superior àquela registrada no mesmo período de 2012, subindo de R$ 226,6 milhões para R$ 300,2 milhões. De acordo com o relatório financeiro da companhia, o crescimento foi puxado pelos serviços de educação, de segurança e de som de chamada (ringback tone).

Merece destaque também o crescimento anual de 35,5% no faturamento trimestral com Internet móvel, que está se aproximando de R$ 1 bilhão. No terceiro trimestre do ano passado, esse segmento gerou R$ 705,3 milhões em receita. Entre julho e setembro deste ano foram R$ 955,6 milhões. Neste caso, a empresa atribui a melhora à venda de planos de dados 3G Plus e 4G para assinantes pós-pagos, atrelada à popularização dos smartphones. Atualmente, três em cada quatro assinantes pós-pagos da Vivo possuem um smartphone ou um "smartlight", termo usado pela companhia para denominar aparelhos com sistema operacional fechado, mas com navegador para acesso à web.

A receita com SMS peer to peer (P2P), ou seja, com mensagens trocadas entre usuários, registrou crescimento de apenas 5% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, subindo de R$ 482,3 milhões para R$ 506,3 milhões.

Somando os três segmentos (SVA, Internet móvel e SVA), a área de dados respondeu por 32,4% da receita líquida de serviços móveis da Vivo no terceiro trimestre deste ano. A receita média mensal por usuário (ARPU) com dados passou de R$ 6,2 para R$ 7,7 em um ano, enquanto a ARPU de voz ficou estagnada em R$ 16 no mesmo intervalo.