EducaçãoA Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei que propõe uma mudança substancial na Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O PL 4513/20, de autoria da deputada Angela Amin (PP/SC), propõe a Política Nacional de Educação Digital, um plano abrangente, que inclui qualificação de educadores, especialização em tecnologias para melhorar a empregabilidade, pesquisa digital, e apoio à população excluída.

Um dos principais pontos do projeto é o que prevê a formação de professores da educação básica e do ensino superior em competências digitais e no uso de tecnologias. Entre os objetivos do programa estão a promoção e divulgação da robótica e do letramento digital. “Não adianta nada colocar um smartphone na mão de um aluno se o profissional de educação não estiver preparado. É preciso habilitar educadores e este momento foi agravado pela urgência da pandemia”, afirmou a deputada Angela Amin, em entrevista ao Mobile Time. “A tecnologia é apenas um mecanismo importante para que a criança tenha mais acesso à informação. Não substitui o professor”, completou.

A deputada lembrou ainda que as crianças que nasceram na era digital não são automaticamente competentes nas tecnologias digitais. Segundo ela, este uso é, em grande parte, restrito às atividades de lazer, enquanto o uso para fins educacionais ficam para trás.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.