O Stoodi, plataforma de aulas online pré-vestibular, reforço escolar e Enem, lança o aplicativo Gabarito Enem Stoodi (Android, iOS) para quem quiser ter uma ideia bem próxima da sua nota no exame nacional. O app, desenvolvido pela Usemobile, empresa de tecnologia de Minas Gerais, permite que o estudante preencha suas respostas do Enem e tenha acesso a uma nota estimada, mais aproximada possível da real, com base no sistema de correção das provas, o TRI.

Após o término das provas, professores do Stoodi disponibilizam um gabarito não oficial de cada caderno e essas respostas são a base para sugerir quantas questões estão corretas e exibir a nota estimada do aluno. E, assim que o gabarito oficial for disponibilizado pelo Inep, o aplicativo é atualizado, disponibilizando as respostas oficiais. A ferramenta, então, fará uma média de quanto vale cada questão, baseada no TRI.

Para que o aplicativo seja o mais preciso possível, é necessário que muitos estudantes que estão fazendo o Enem cadastrem suas respostas nele. Isso porque, como as questões possuem pesos diferentes de acordo com o número de pessoas que acertou cada questão, quanto mais pessoas cadastrarem seus gabaritos, mais próxima a nota estimada será da real. As pessoas não só saberão quantas questões acertaram, mas terão uma noção da nota que tiraram em cada um dos assuntos.

Ao cadastrar o gabarito em um caderno, o aplicativo possibilita compartilhar com os amigos nas mídias sociais.