O primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em formato totalmente digital começará a ser aplicado no domingo, 31. Trata-se de um modelo-piloto, e a implementação será progressiva, com previsão de consolidação em 2026.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou 100 mil inscrições para a versão digital. Ao todo, 96.086 pessoas confirmaram a participação – as provas serão aplicadas para 93.217 inscritos em 104 cidades brasileiras, já que não haverá aplicação para os 2.896 inscritos do Amazonas. O estado deverá participar nas datas previstas de reaplicação, em 23 e 24 de fevereiro.

Segundo Alexandre Lopes, presidente do Inep, o Enem Digital oferece uma série de vantagens, como não haver impressão de provas, e uma velocidade maior para os alunos receberem os resultados.

Apesar da prova ser digital, a aplicação do Enem será presencial – não serão provas aplicadas em casa, à distância, ou em computadores particulares. O exame ocorrerá em municípios e locais de prova selecionados pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo do Enem impresso. A estrutura da prova também será igual à da versão impressa. A redação será feita como no exame em papel, e deverá ser escrita à mão.