A Movile, uma das maiores empresas de conteúdo móvel do Brasil, entrou no mercado de games para celulares. Seu primeiro título é o Skyrise Runner, um jogo de aventura para iOS no qual o usuário controla o último nativo da tribo "Skyrunner", que luta contra a destruição das florestas em seu planeta. O personagem se assemelha bastante aos extraterrestres de Avatar, só que rosa. O download é gratuito: o modelo de negócios se baseia em publicidade e vendas de acessórios in-app.

O lançamento é o primeiro fruto da parceria com o estúdio nacional de games Ilusis Interactive Graphics. A Ilusis cuidou do desenvolvimento do game, enquanto a Movile se encarrega da sua distribuição, divulgação, atendimento ao consumidor e relacionamento com os usuários em redes sociais. As duas empresas planejam novos lançamentos conjuntos para 2013.

Análise

A opção pelo modelo de jogo gratuito com vendas in-app faz todo sentido dentro da estratégia da Movile,levando em conta que a empresa desenvolveu uma plataforma própria de pagamentos móveis, a Mozca, que usa SMS premium para faturar bens virtuais vendidos em jogos de redes sociais. A versão iOS do Skyrise Runner realiza as vendas pela plataforma de billing da Apple, mas é provável que este seja um primeiro teste antes de criar jogos em outros sistemas operacionais que adotem o chamado "billing direto", com cobrança via operadora, através da Mozca.