Quando a Foxconn se instalou no Brasil para fabricar produtos da Apple muito se falou sobre os benefícios que o consumidor brasileiro teria em relação aos preços, que se aproximariam daqueles praticados no exterior. Ledo engano. A prova disso está nos preços anunciados para o iPhone 5 desbloqueado, cuja chegada às prateleiras nacionais é prevista para 14 de dezembro. Os valores são mais que o dobro daqueles praticados nos EUA. O iPhone 5 desbloqueado será vendido por R$ 2.399 (versão com 16 GB), R$ 2.699 (32 GB) e R$ 2.999 (64 GB). Nos EUA, esses mesmos produtos são comercializados na Apple Store pelo equivalente a R$ 1.356, R$ 1.565 e R$ 1.774, respectivamente — valores calculados com base na taxa de câmbio desta sexta-feira, 7. Na prática, a diferença varia de 69% (versão de 64 GB) a 77% (versão com 16 GB). Cabe lembrar que os preços norte-americanos não incluem os impostos, o que os elevaria um pouco, mas, ainda assim, permaneceriam muito mais baratos que a versão brasileira.

TIM

Os preços do iPhone 5 desbloqueado foram revelados em um comunicado da TIM, que iniciou nesta sexta-feira, 7, a  pré-venda do produto em sua loja virtual. O lançamento nas lojas físicas acontecerá no dia 14 de dezembro. Na loja virtual, será disponibilizado somente o modelo de 32 GB, com preço de R$ 2.699,00. Os valores cobrados na loja virtual são os mesmos praticados nas lojas físicas da operadora. Na loja virtual, os clientes pós-pagos podem parcelar esses valores em até 10 prestações, enquanto nas lojas físicas há possibilidade de pagar em 12 vezes sem juros. Clientes pré-pagos podem pagar em três parcelas.

Análise

Em parte, a gritante diferença de preço pode ser explicada pelo chamado "custo Brasil", no qual se inclui a alta carga tributária. Mas há também um componente estratégico da Apple, que procura posiconar os seus produtos a um preço sempre acima de qualquer outro concorrente, como se estabelecesse um patamar máximo para um smartphone. Com isso, contribui para a construção de um objeto de desejo, inalcançável para a maioria dos consumidores. A questão é que, se analisado do ponto de vista de hardware, há aparelhos tão ou mais avançados que o iPhone 5 disponíveis no mercado nacional e a preços mais convidativos. A explicação para o sucesso do iPhone é que o consumidor não está comprando apenas um smartphone, mas um símbolo de status.