O ecossistema do 5G ultrapassou a marca de 519 dispositivos no mundo, sendo 303 com acesso comercial e o restante, em desenvolvimento. Segundo levantamento divulgado pela GSA nesta segunda-feira, 7, há 22 tipos de equipamentos dedicados para a quinta geração das redes celulares móveis, como smartphones, tablets, TVs, modems USB e até máquina de venda.

Na divisão por dispositivos, os smartphones lideram, com 219 modelos, sendo 205 à venda (os outros ainda estão sendo anunciados). Em modems de conexão FWA, há 100 deles, mas apenas 34% estão disponíveis no mercado. Dos módulos de conexão, 72 foram anunciados e 23 estão disponíveis comercialmente. Destaca-se o fato de sete tablets terem sido anunciados, mas cinco estarem no mercado; e de nove notebooks terem sido apresentados, mas apenas um está disponível comercialmente com 5G.

Atualmente, há 144 fabricantes trabalhando com 5G, sendo que 55 desenvolveram ou produziram modems FWA e 34 deles  lançaram smartphones ou apresentaram planos de fazê-lo.

A maioria dos equipamentos trabalha em faixas abaixo de 6 GHz.

Segmento de smartphones lidera com quase a metade dos dispositivos anunciados ou disponíveis no mercado

Clique aqui para acessar o relatório completo.