A Vivo decidiu suspender por duas semanas, entre 17 e 31 de dezembro, os contratos de colaboradores administrativos. Isso é permitido pela medida provisória 936/2020. O objetivo é evitar demissões, justifica a empresa, que se compromete a manter os salários líquidos dos colaboradores afetados. A suspensão dos contratos foi negociada em acordo coletivo com federações que representam os sindicatos. A empresa enviou um comunicado explicando a decisão:

“A Vivo informa que utilizará o benefício da Medida Provisória 936/2020, criada pelo Governo Federal e em acordo coletivo negociado com as Federações que representam os sindicatos, e realizará a suspensão temporária do contrato de trabalho de seus colaboradores administrativos, no período de 17 a 31 de dezembro. A ação visa a manutenção dos postos de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento do país. A empresa se compromete a manter o salário líquido dos colaboradores que tiverem seus contratos suspensos.

Desde o início da pandemia provocada pela Covid 19, a Vivo adotou uma série de iniciativas para a manutenção dos postos de trabalho na companhia. A empresa foi uma das signatárias do movimento “Não Demita”, que reuniu mais de 2 mil companhias no país. A iniciativa recomendava que empresários não realizassem demissões até o final de maio. Além disso, a Vivo continuou com processos seletivos ao longo do ano, contratando colaboradores para atuar em diversas áreas da empresa, como Tecnologia, Cyber Security, Call Center, entre outras.”