A Alibaba comprou a data Artisans, startup alemã que desenvolve sistemas distribuídos e serviços de streaming de dados para empresas. De acordo com o site EU-Startups, a companhia chinesa desembolsou 90 milhões de euros na aquisição.

Fundada em 2014, a equipe da data Artisans foi responsável pela criação do Apache Flink, uma tecnologia de código aberto para processamento de dados que, junto com a plataforma dA Platform, é usada por empresas como Netflix, ING e Uber.

De maneira geral, o Apache Flink é usado para análise de dados em tempo real, aprendizado de máquina, ranqueamento de busca e conteúdo e detecção de fraude. Em publicação no blog da empresa, os fundadores da data Artisans disseram que a solução continuará com código aberto, e, com a entrada da Alibaba, devem expandir horizontes para áreas que não cobriam no passado.

Antes de ser comprada pela Alibaba, a startup alemã angariou 6,5 milhões de euros em duas rodadas de investimento lideradas por Btov, Tegelmann Ventures e Intel Ventures.