O Alibaba confirmou, nesta sexta-feira, 20, que está trabalhando em seu chip de inteligência artificial (IA). De acordo com o site chinês Yicai, a solução é o Ali-NPU (unidade de processamento neural) e será criado pelo braço de pesquisa e desenvolvimento da companhia chinesa, a Damo Academy. Como parte do projeto, a companhia de Hangzhou, C-SKY, foi adquirida pelo Alibaba, em valores não revelados.

O chip terá capacidade 10 vezes superior que uma CPU ou GPU em análise de imagem e vídeo. A ideia é que o Ali-NPU faça parte do plano de desenvolvimento da companhia para unir Internet das Coisas (IoT), IA e computação na nuvem. Soluções de inteligência artificial já estão sendo usadas em compras on-line no Alibaba.

A ação da empresa é mais um episódio da disputa China versus EUA pelo mercado de semicondutores. Com a tensão entre os dois governos aumentando em uma guerra tarifária, as empresas chinesas começam a desenvolver suas próprias tecnologias. A ideia pode ser suprir os gastos com capacidade interna de componentes, atualmente comprados dos EUA, em uma média de US$ 200 bilhões.