O TikTok foi o aplicativo móvel mais baixado em 2023 no mundo, com 1 bilhão de downloads na soma das lojas App Store e Google Play, informa a AppMagic. Desde o seu lançamento oficial, em 2016, o TikTok acumula 5,17 bilhões de downloads. O mercado com maior participação em downloads do TikTok é a Índia (12%), seguido por China (11%), EUA (9%), Indonésia (8%) e Brasil (6%).

Os dez apps mais baixados no mundo no ano passado (com suas respectivas quantidades de downloads em 2023) foram:

1. TikTok – 1 bilhão

2. Instagram – 829 milhões

3. Facebook – 635 milhões

4. WhatsApp – 541 milhões

5. CapCut – 478 milhões

6. Telegram – 424 milhões

7. Snapchat – 412 milhões

8. Temu – 337 milhões

9. WhatsApp Business – 316 milhões

10. Spotify – 275 milhões

Receita

Em faturamento através dos sistemas de billing das duas lojas de aplicativos, o TikTok também lidera o ranking do ano passado, com US$ 2,7 bilhões, de acordo com dados levantados pela AppMagic. Os dez apps de maior receita no mundo em 2023 foram:

1. TikTok – US$ 2,7 bilhões

2. Honor of Kings – US$ 1,48 bilhão

3. YouTube – US$ 1,2 bilhão

4. PUBG Mobile – US$ 1,14 bilhão

5. Google One – US$ 1,07 bilhão

6. Candy Crush – US$ 956 milhões

7. Disney+ – US$ 947 milhões

8. Genshin Impact – US$ 943 milhões

9. Roblox – US$ 868 milhões

10. Royal Match – US$ 835 milhões

Análise

Sete dos dez apps mais baixados do mundo são de redes sociais e/ou de mensageria. À exceção do TikTok, nenhum deles consta entre aqueles de maior receita, porque seu modelo de negócios em geral não é B2C, mas B2B, a partir de contratos para exibição de publicidade ou disparo de mensagens, cujo pagamento não utiliza os sistemas de billing das lojas de aplicativos.

Por sua vez, no ranking dos apps com maior faturamento, seis são jogos, a maioria explorando o modelo de negócios freemium, que fomenta o consumo de itens virtuais através de vendas in-app. Também aparecem dois serviços de streaming de vídeo (Disney+ e YouTube). Importante ressaltar que outros renomados serviços de streaming, como Netflix, capturam a maior parte de seus assinantes diretamente pelo seus sites na web, com pagamento por cartão de crédito feito fora das lojas de aplicativos, e por isso não aparecem entre os líderes do ranking.

Crédito da ilustração no alto: imagem produzida por Fernando Paiva com IA generativa (Dall-E 3)