Mais de 100 milhões de lares compartilham suas senhas da Netflix (Android, iOS). Por conta dessa perda de receita, a empresa de streaming anunciou nesta quarta-feira, 8, a expansão de restrições no compartilhamento de contas para Canadá, Nova Zelândia, Espanha e Portugal.

Vale lembrar que cerca de um ano atrás, a Netflix fez um cálculo de que a ativação de um serviço pago de compartilhamento de senhas poderia render à empresa US$ 1,6 bilhão.

Entre as medidas, os usuários deverão definir o local principal de acesso da sua conta.

Outro ponto é gerenciar acesso à conta e dispositivos. Ou seja, os assinantes poderão controlar quem tem acesso e quem não tem à sua conta. O controle é feito na página Gerenciar acesso e dispositivos.

Será possível também transferir perfil. Neste caso, as pessoas que usam uma conta poderão transferir um perfil para uma nova conta, pela qual pagam — mantendo suas recomendações personalizadas, histórico de visualização, Minha lista, jogos salvos, entre outras configurações.

Apesar das restrições, a Netflix garante que será possível acessar sua conta durante uma viagem ao fazer login em uma nova TV.

Por fim, membros do plano Standard ou Premium em muitos países (incluindo Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha) podem adicionar uma subconta de membro extra para até duas pessoas com quem não moram – cada um com um perfil, recomendações personalizadas, login e senha — por 7,99 dólares canadenses por mês por pessoa no Canadá, 7,99 dólares neozelandês na Nova Zelândia, 3,99 euros em Portugal, e 5,99 euros na Espanha.