A Mastercard aprimorou sua ferramenta de verificação de transação segura com a inclusão de técnicas de inteligência artificial generativa. A Decision Intelligence Pro avalia as relações entre diferentes entidades que participam de uma transação para prever a probabilidade de ela ser genuína ou não. A ferramenta, que está disponível globalmente, amplia a capacidade de a bandeira analisar dados de conta, compra, comercial e dispositivo em tempo real.

A nova ferramenta é uma evolução da Decision Intelligence (DI), que ajuda bancos a pontuar 125 bilhões de transações por ano. A DI Pro, com IA generativa, examinará 1 trilhão de pontos de dados sem precedentes para prever se a transação é válida.

Em menos de 50 milissegundos, essa tecnologia melhora a pontuação geral de DI, aprimorando as informações fornecidas aos bancos. De acordo com estudos da Mastercard, os aprimoramentos de IA aumentam as taxas de detecção de fraudes em média em 20% e em até 300% dependendo do caso.

A empresa também acredita que a Decision Intelligence, além de reduzir as ações fraudulentas, ajudará a detectar os casos de falso positivo em 85% das vezes, ou seja, transações legítimas mas que acabam sendo sinalizadas como fraudulentas.