Até os bótons estão ficando mais inteligentes neste novo milênio. O acessório, cuja versão analógica faz sucesso entre adolescentes há décadas, agora virou digital e conectado ao smartphone. Essa é a proposta da Pins Collective, start-up sueca que lançou campanha no site Kick Starter para conseguir o financiamento coletivo do seu projeto de broche inteligente.

O bótom criado pela empresa é redondo, com 1,96 polegada de diâmetro, e tem uma tela de 1,34 polegada. Ele se comunica por Bluetooth com o smartphone do usuário no qual, através de um app (Android, iOS), é possível modificar a imagem exibida. Pode-se criar seu próprio pin, seja imagens gravadas no celular ou editando o fundo e o texto. Também se pode escolher a partir de uma biblioteca pública dentro do app. A start-up está convidando artistas e designers para produzirem pins e oferecerem de graça para a comunidade de usuários. É possível fazer um bótom com uma imagem estática ou em movimento, como um gif animado.

A Pins Collective está desenvolvendo um SDK para permitir que outros apps e integrem aos seus broches. Assim, estes poderão exibir conteúdo vindo de outras plataformas, como Instagram ou Facebook, por exemplo.

Os pins vêm com um alfinete para serem presos em roupas e mochilas. A empresa estuda a possibilidade de confeccionar uma versão com ímã, em vez de alfinete. Cada pin tem uma bateria embutida que dura 74 horas exibindo uma imagem estática ou 2,5 horas se exibir um gif animado. Há uma entrada microUSB para a recarga.

A Pins Collective quer levantar US$ 75 mil até 31 de março para tornar o projeto realidade. Até agora já conseguiu US$ 45 mil de 480 apoiadores. Pelo cronograma, a entrega do primeiro lote acontecerá em fevereiro de 2017. O único problema é o preço: cada pin vai custar US$ 99 no varejo. Quem participar da campanha de crowdfunding, porém, consegue adquirir uma unidade com desconto de até 50%.