Uma das tendências em tecnologia para o futuro é a industrialização da inteligência artificial (IA), aponta estudo mundial publicado pela Deloitte. Muitos dos projetos de IA são abandonados ainda em seu ambiente de desenvolvimento, entre outros motivos porque nem sempre os dados coletados são suficientes para o seu treinamento. Outro problema é quando os dados proporcionam uma parcialidade na utilização do algoritmo, o que pode ser desastroso, dependendo da situação. O caminho, aponta Fábio Pereira, líder do CIO Program da Deloitte, é combinar IA com DevOps e desenvolvimento ágil. Isso permitiria que a IA ganhasse escalabilidade.

“A ideia é aplicar a cultura DevOps, com a disciplina que esse ambiente traz e sua agilidade, para que as empresas consigam na prática escalar a automação inteligente. Mas isso ainda é uma realidade distante. O que as pesquisas mostram é que ainda existe muitas falhas nos passos iniciais no uso de IA”, comentou Pereira, durante workshop com a imprensa nesta segunda-feira, 8.

O documento elaborado pela Deloitte aponta ainda várias outras tendências em tecnologia para os próximos anos, dentre as quais: machine learning; confiança zero (cuidado máximo com todos os acessos feitos a uma rede corporativa); experiência digital personalizada para bilhões de usuários; flexibilidade para trabalho remoto; e equidade e diversidade dentro de empresas como um impulsionador de seus resultados.