O Google atualizou nesta quarta-feira, 8, suas estatísticas referentes ao sistema operacional Android no período de sete dias até a última segunda-feira, 6, constatando que a versão mais atual da plataforma ainda está longe de ser popular. O Lollipop 5.0 está presente em apenas 5% dos aparelhos no mundo, enquanto a versão 5.1 está ainda menos difundida, com 0,4% de penetração.

Para efeito de comparação, até mesmo a antiga versão 2.3.x, a Gingerbread, tem maior presença, com 6,4%. A versão 4.0 Ice Cream Sandwich também, presente em 5,7%. Já a Jelly Bean (4.1, 4.2 e 4.3) está em 40,7% dos smartphones Android, sendo a segunda mais popular. A mais difundida é a versão 4.4 KitKat, que está em 41,4% dos aparelhos.

Com esses dados, fica claro que a estratégia do Google de oferecer no Android 5.0 o suporte a aparelhos com configuração mais modesta ainda não parece ter dado certo. Enquanto novos modelos chegam ao mercado com o Lollipop, a atualização dos dispositivos antigos tem sido em ritmo mais lento, mesmo entre os high-end como o Moto Maxx, da Motorola, que só recebeu a versão 5.0.2 no final do mês passado. Além disso, há a barreira da liberação da atualização over-the-air (OTA) com as operadoras e diferentes releases para regiões, motivos que podem explicar a ausência do update para o Samsung Galaxy S5, por exemplo.