A versão 5.0 do Android, conhecida como Lollipop, representa 1,6% da base mundial de aparelhos com o sistema operacional do Google. A Lollipop apareceu nesta segunda-feira, 2, pela primeira vez no site oficial para desenvolvedores Android, onde a Google publica periodicamente a participação de cada versão sobre a base total. Isso acontece três meses depois do lançamento do primeiro aparelho com Lollipop embarcado, o Nexus 9. De lá para cá, alguns modelos antigos também ganharam o direito de migrar para a nova versão do OS, cujo design foi totalmente reformulado.

O mundo Android continua sendo liderado pela versão JellyBean (4.1.x, 4.2.x e 4.3), que soma 44,5% de participação. Em segundo lugar vem a KitKat (4.4), com 39,7%. A Ice Cream Sandwich (4.0) e a Gingerbread (2.3) ainda têm alguma representatividade: 6,4% e 7,4%, respectivamente. A Froyo (2.2) é a mais antiga a aparecer no gráfico, com 0,4% de share. Os dados são coletados pela o app da Google Play, loja de aplicativos do Android.

Análise

Poucos smartphones Android antigos ofereceram migração para o Lollipop até agora. Mas a tendência é que quase todos os novos que venham a ser lançados este ano virão com a versão 5.0 do sistema do Google.

A fragmentação do Android é uma das maiores dores de cabeça para desenvolvedores do mundo inteiro, que ainda precisam lidar com outras variantes, como tamanhos de tela e adaptações feitas pelos fabricantes.

Entre os consumidores, é comum a reclamação de que os fabricantes não oferecem a migração para versões mais novas, de maneira a fomentar a compra de um novo modelo. Mas também é verdade que as adaptações feitas no Android por cada fabricante dificultam a migração, pois acabam demandando novos testes e esforço de desenvolvimento, enquanto a prioridade são sempre os próximos lançamentos.