O Climatempo vai lançar em meados de abril uma nova versão do seu aplicativo móvel (Android, iOS). Uma das principais novidades será uma integração maior entre o conteúdo das previsões meteorológicas e a publicidade exibida. A ideia é fazer no app o que o Climatempo já faz em seu site na web: combinar conteúdo e publicidade, permitindo que anunciantes realizem campanhas contextualizadas, de acordo com as condições do tempo. Ou seja, será possível programar para uma campanha de descongestionante nasal entrar no ar somente em dias frios, e outra de protetor solar, em dias ensolarados, por exemplo.

"Nossos espaços publicitários no app hoje são apenas espaços. Eles não conversam com o nosso conteúdo. No máximo variam de acordo com a cidade. Vamos levar para o mobile a nossa experiência da web com marketing de conteúdo", explica Renato Urbinder, sócio e diretor de negócios e projetos especiais do Climatempo.

Segundo o executivo, com base nas campanhas realizadas na versão web, nota-se que os anúncios contextualizados geram resultados até 10 vezes maior que os demais, quando medido em CTR (click through rate). Obviamente, a empresa vai cobrar um preço mais alto pelo uso da sua plataforma para banners contextualizados.

Outra novidade é que o app terá novos espaços publicitários a serem explorados, como notificações push com alertas meteorológicos, que serão configurados pelo usuário. Este poderá definir, por exemplo, que o app envie uma notificação em determinado horário do dia quando houver previsão de temperatura acima de 40 graus em sua cidade. Uma notificação como essa poderá ser acompanhada de um anúncio de um produto adequado para dias quentes.

Atualmente o Climatempo registra por mês, em média, 55 milhões de page views na web e 25 milhões em dispositivos móveis (somando app e site, que é responsivo). A receita proveniente da publicidade móvel corresponde a aproximadamente 15% do faturamento total da empresa.

O novo app terá também seu layout repaginado e passará a contar com previsões de raios. A nova versão chegará primeiro para Android e depois para iOS.

Tela Viva Móvel

O case sobre a produção do novo app do Climatempo será apresentado no Forum de Desenvolvedores Tela Viva Móvel, evento que acontecerá nos dias 3 e 4 de maio, no WTC, em São Paulo, paralelamente ao congresso principal do 15º Tela Viva Móvel. O Forum também contará com a apresentação de cases de apps como Banco do Brasil, Globo Play, Easy Taxi, Netshoes, Magazine Luiza, Oi Mais Empresas,PlayKids, Hero, dentre outros. A programação completa do Forum e do congresso está disponível no site do Tela Viva Móvel. Cabe destacar que as inscrições para os dois eventos têm preços diferentes e são vendidas separadamente.

O Tela Viva Móvel é o mais antigo e consagrado evento do mercado de conteúdo móvel do Brasil. Ele é organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME e TELETIME. Informações sobre inscrições podem ser encontradas no site do evento ou pelos telefones 0800-77-15028 e 11-3138-4619.