A Valid, através da startup BluPay, adquirida no ano passado, vai oferecer a instituições financeiras uma solução tecnológica para gestão e conexão à plataforma de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central (BC), o PIX. A atuação acontecerá de duas formas: 1) fornecendo a solução para participantes diretos, ou seja, grandes bancos que são obrigados a se conectar à plataforma de liquidação do BC; 2) se tornando uma instituição de pagamento para se conectar diretamente à plataforma do PIX e oferecer um modelo white label para participantes indiretos. Cabe destacar que a Valid não pretende criar serviços para o consumidor final, como uma carteira digital ou algo do gênero, ressalta seu diretor de operações, Maurício Menezes. Sua atuação será apenas no formato B2B, ou seja, fornecendo soluções para o mercado corporativo, no caso, instituições financeiras que ofereçam o PIX para os consumidores finais. A expectativa da empresa é ter, até o final do ano, cinco clientes usando sua solução para pagamentos instantâneos.

Rubens Rocha, fundador da BluPay, explica que mesmo grandes bancos podem preferir contratar uma solução de conexão ao PIX em vez de desenvolver por conta própria, o que demandararia constantes atualizações, sendo bastante custoso e trabalhoso. É o dilema do “make it or buy it”, descreve o executivo. “Manter atualizações pode ser um problema mesmo para grandes bancos. É como criar ou não um ERP próprio. Não dá para simplesmente instalar. Demanda muita evolução do produto, o que dá bastante trabalho”, compara.

Um diferencial da solução desenvolvida pela BluPay é a camada extra de segurança e autenticação oferecida pela Valid. É utilizado blockchain e tokenização para garantir a rastreabilidade de todas as movimentações, tornando o sistema 100% auditável, descreve Rocha.

Além disso, a Valid é usada para certificar a autenticidade da emissão de QR codes de pagamento via PIX na solução da BluPay, o que dá mais segurança no processo. “Conseguimos fazer a convergência entre identificação e transações financeiras instantâneas”, resume Menezes, da Valid.