[Matéria atualizada em 30/06/2022 para inserir venda de ativo nos Estados Unidos] A Valid adquiriu 10% da Vsoft. A entrada na IDTech paraibana a partir de uma participação minoritária faz parte de uma estratégia da Valid em aumentar a esteira de produtos oferecidos a seus clientes e conquistar novos. Os valores da transação não foram revelados.

O investimento foi realizado por meio da Valid Ventures, fundo recém-criado pela empresa que possui R$ 300 milhões voltado para startups. A ideia é continuar investindo nos negócios core da companhia e criar frentes complementares por meio de participação em startups que possuam tecnologia e novos produtos de seu interesse.

O assunto foi abordado durante evento online da Valid nesta quinta-feira, 30.

Rafael Sbampato, diretor de tecnologia e novos negócios e líder do comitê de investimentos do Valid Ventures, explicou que os investimentos em startups acontecerão aos poucos, sem a necessidade de aquisição de 100% da empresa, de modo a “dar liberdade ao empreendedor”. Por sua vez, a Valid oferecerá sua expertise ao negócio, como: acesso aos seus clientes, mentoria executiva, suporte financeiro, legal e de infraestrutura, além do financiamento de séries A e B. O acordo prevê a opção de aquisição de controle da empresa no futuro.

Valid

Rafael Sbampato, diretor de tecnologia e novos negócios e líder do comitê de investimentos do Valid Ventures, durante sua participação em evento online promovido pela empresa

Vale dizer que a Vsoft é especializada em identificação de pessoas e certificação de processos.

Com a Vsoft, a Valid tem a possibilidade de complementar a sua atuação geográfica no Brasil, passando a operar os processos de emissão de documentos em mais cinco estados brasileiros, onde ainda não atuava e a Vsoft sim.

Além disso, também garante a ampliação do portfólio de produtos e de tecnologia, podendo explorar novos negócios em um mercado que a Valid já conhece bem. Isso vale tanto para o mercado público, através de iniciativas junto aos Departamentos Estaduais de Trânsito e Governo Digital, ou mercado privado com soluções que permitam a certificação de processos para autoescolas, usando inteligência artificial.

De acordo com Ilson Bressan, diretor da Valid ID, a Vsoft é complementar à Valid, no sentido de ela estar “em uma etapa anterior na esteira de emissão de documentos. “Ela entrega o processo que vai resultar na emissão de um documento. E opera com motor biométrico”, explica. “Por exemplo, a Vsoft tem uma solução que garante a confirmação da presença dos alunos de autoescola – uma das responsabilidades da autoescola é provar que o aluno foi à aula. Eles possuem uma câmera de identificação que registra as pessoas em sala para garantir que aquela pessoa é ela mesma. Esse é um produto que vai rodar nos estados onde estamos”, complementa.

Estados Unidos

Ainda nesta quinta-feira, 30, a Valid anunciou a venda da unidade de negócios nos Estados Unidos. A celebração do contrato de compra e venda foi com a Giesecke+Devrient (“G+D”), um grupo global de tecnologia de segurança ativo nos mercados de pagamentos, conectividade, identidade e infraestrutura digital, que já tem presença no mercado norte-americano.

A operação envolve a venda dos ativos das unidades de Pagamentos e Identidade da Valid USA. Ou seja, não fazem parte do negócio os ativos da divisão de Mobile USA, que permanecerão fazendo parte do portfólio da Vali.

A venda do ativo era uma vontade antiga da empresa e faz parte do seu planejamento estratégico e revisão de portfólio.