Wi-Fi

A chinesa Baicells  e a brasileira Telesys se aliaram para a venda de small cells 4G/5G no País. A Baicells fabrica os equipamentos na China e a Telesys ajuda na comercialização e implementação de projetos no Brasil. Um dos mercados que a dupla mira é o de redes privadas móveis, cuja demanda está crescendo rapidamente, informam executivos das duas empresas, em conversa com Mobile Time.

“Depois do leilão de 5G, apareceram oportunidades e começamos a trabalhar com clientes de várias verticais. Alguns do agronegócio e da indústria já adquiriram equipamentos para fazer os primeiros testes. Entendemos que esse negócio vai explodir na segunda metade do ano. Estamos implementando em muitos clientes diferentes”, comenta Ricardo Pence, vice-presidente de vendas para a Euramérica da Baicells. 

“No final de maio teremos montadas aproximadamente umas 15 redes privadas móveis. A maioria é para o agronegócio. Não dá para botar Wi-Fi em fazenda de 300 Km2, pois seriam necessários muitos pontos de acesso. Também temos projetos para utilities e para rodovias”, completa.

ISPs

Outra oportunidade vislumbrada pela dupla é o uso de small cells 4G por provedores de Internet (ISPs), especialmente para a oferta de banda larga sem fio em regiões onde não vale a pena levar fibra, diz Marco Szili, sócio-fundador da Telesys.  

O executivo lembra que 159 ISPs têm em mãos licenças da Anatel para operar na banda 38 (2,5 GHz), mas menos de 20% deles estão utilizando o espectro. Se não o fizerem ainda este ano, vão ter que devolver a frequência para a Anatel e ainda por cima pagar multa. Isto é usado como argumento pela Baicells e Telesys para convencer os ISPs a instalarem small cells para uso da faixa. “Hoje, com nossos equipamentos o ISP gasta menos ativando a frequência do que pagando a multa. As licenças de alguns deles vencem agora em junho e outras no fim do ano, dependendo da data em que assinaram com Anatel”, argumenta Pence.

Arquitetura aberta

Os equipamentos da Baicells usam arquitetura aberta e seguem o padrão 3GPP, sendo compatíveis com quaisquer outros que façam o mesmo. Além de small cells, a empresa produz também o core de rede e CPEs para o usuário final.

Os executivos afirmam que outro diferencial da Baicells é o preço baixo dos equipamentos, tornando mais acessível a implementação de redes privadas móveis e de FWA por ISPs. No caso do core, o pagamento é feito de acordo com a quantidade de small cells conectadas.