A chinesa Baicells está trazendo para o Brasil este ano uma série de small cells 4G e 5G. A empresa prevê que o futuro desligamento das redes 2G e 3G no País vai gerar uma demanda por mais antenas 4G e 5G – e as small cells podem ser uma opção barata e de rápida instalação para as operadoras móveis. No Brasil, a Baicells é representada pela Telesys.

Entre os lançamentos da fabricante apresentados durante o Mobile World Congress, em Barcelona, na semana passada, estavam as seguintes small cells: Nova 452, que opera em 5G standalone e é voltada para ambiente outdoor; Aurora 453, também para áreas externas, com 4G e 5G; e Autora 249, também 5G standalone, mas utilizando ondas milimétricas na faixa de 28 GHz.

A Baicells também trará para o Brasil uma nova small cell focada para redes privativas, operando em faixas como 2,3 GHz e 3,7 GHz e respeitando os limites de altura e potência estabelecidos pela Anatel para as autorizações de redes privativas. O equipamento conta com módulos 3G, 4G e Wi-Fi, e permite não apenas aplicações de dados, mas também de voz, com a criação de ramais internos sem fio.