O Spotify (AndroidiOS) anunciou nesta segunda-feira, 8, que os usuários assinantes do plano Premium ganharão playlists personalizadas usando somente comandos de texto a partir da inteligência artificial (IA). A versão está em fase beta e, a partir de hoje, começará a ser disponibilizada para os assinantes do Reino Unido e da Austrália. Chamada de AI Playlist, a novidade permite aos usuários usar prompts de textos, similar ao ChatGPT, para reproduzir listas de músicas.

Spotify lança criação de playlists personalizadas a partir de IA. Imagem: Spotify/Divulgação

Para criar, é preciso digitar comandos de texto como “músicas relaxantes para afagar o cérebro”, “músicas animadas para a faxina” ou “que nos façam sentir como o personagem principal de um filme”. A plataforma explica que fazer referência a lugares, animais, atividades, personagens de filmes, cores, assim como utilizar emojis também é adequado para ganhar uma playlist customizada. “As playlists de maior sucesso são geradas com prompts que contêm uma combinação de gêneros, climas, artistas ou décadas”, aponta o Spotify em seu anúncio.

Na biblioteca do app, os usuários podem tocar no botão “+”. Em seguida, poderão selecionar um dos prompts já sugeridos ou digitar os seus próprios. O recurso vai oferecer várias músicas, que podem ser visualizadas, adicionadas ou excluídas.