A Amdocs criou um pacote de sistemas de suporte a negócios (BSS, na sigla em inglês) hospedado na nuvem e voltado para operadoras de pequeno e médio porte. O Amdocs Compact Converge Over the Cloud (ou ACC), como foi batizado, inclui sistemas de faturamento, relacionamento com o cliente e service delivery platform (SDP), dentre outros. Trata-se de uma adaptação dos sistemas de BSS já oferecidos pela Amdocs, mas agora na nuvem, o que agiliza a sua implementação. É uma vantagem, portanto, para novos entrantes, que ganham time to market. Outra novidade é a cobrança no modelo de "pay as you grow", ideal para teles de pequeno porte ou que estão começando agora.

Nelson Wang, vice-presidente de vendas da Amdocs para América Latina, entende que a nova solução pode ser atraente para operadoras móveis virtuais (MVNOs), cujos primeiros lançamentos começam a surgir na região. Outro público em potencial são operadoras regionais com sistemas de BSS antigos, que precisam ser modernizados. "Muitas teles desenvolveram seus BSS internamente, muitos anos atrás, e começam a ter dificuldade em manutenção e adaptação a novas tecnologias", comenta o executivo.

A plataforma é operadora pela Amdocs, em regime 24×7 e com garantia de qualidade acertada em contratos com cláusulas de SLA (service level agreement).