A FMC Agricultural Products, uma das maiores empresas de agroquímica em atuação no Brasil especializada em defensivos agrícolas, como herbicidas e fungicidas, lançou um aplicativo móvel para Android e iOS que traz todo o seu catálogo de produtos, além de manuais de uso, fichas de emergência, bulas e fotos de pragas mais comuns em cada tipo de cultura. O "FMC Agrícola", como foi batizado, tem como público-alvo cerca de 800 funcionários da empresa, incluindo 350 técnicos e representantes de vendas no campo, além de 2,2 mil clientes. O download é gratuito.

O aplicativo substitui o que antes era gravado em CDs e DVDs para distribuição pelo correio. O app se comunica com uma biblioteca na nuvem, que armazena o conteúdo atualizado. A cada sessão aberta do app com conexão à Internet, é feito o download das últimas atualizações, de forma que o usuário possa lê-las depois na lavoura, quando estiver offline. Além de manter as informações sempre atualizadas para os funcionários e clientes, a solução via app móvel é mais barata que a produção e envio de CDs e DVDs. O custo com o desenvolvimento do aplicativo ficou em torno de US$ 20 mil. O retorno deve vir dentro de três a quatro meses, graças à economia gerada, calcula Vanderlei Andrade, diretor de TI da FMC para a América Latina. "Antes a gente tinha que atualizar periodicamente a base, gravar DVD, enviar todo mês pelo correio para 350 pessoas. Agora o processo foi simplificado", explica o executivo.

O aplicativo inclui uma área protegida por senha, destinada a representantes comerciais da empresa, na qual são apresentados argumentos de venda para cada produto. Está nos planos da companhia desenvolver nos próximos anos um app móvel corporativo para pesquisa e rastreamento de ordens de compra, emissão de boletos e controle de processos internos. Atualmente os funcionários da FMC utilizam iPhones.

A FMC é uma multinacional de origem americana. Segundo Vanderlei, o Brasil é um dos países em que a empresa está mais avançada na adoção de tecnologia móvel. "O Brasil está mais acelerado que as outras regiões nesse sentido. Temos autonomia para os negócios regionais. A área de TI trabalha em conjunto com o departamento de marketing", explica.