O Mercado Pago (Android, iOS) e o Mercado Livre (Android, iOS) anunciaram nesta sexta-feira, 8, novas medidas para atrair os beneficiários do auxílio emergencial a comprarem no marketplace e a usarem a fintech como opção de conta digital. Entre elas está a aceitação do cartão de débito virtual da Caixa, de bandeira Elo, por milhões de vendedores das duas empresas. Os beneficiários do Auxílio Emergencial – que podem ser consumidores ou vendedores – poderão também depositar seu saldo da conta da Caixa na conta Mercado Pago com o cartão de débito virtual da Caixa.

Os pequenos vendedores que utilizam o link de pagamento para vendas pelas redes sociais, e-mail, WhatsApp, também poderão aceitar o cartão virtual.

Para quem paga via Mercado Pago, além de escolher pelo cartão crédito, saldo da conta ou boleto, haverá a opção de pagamento com cartão de débito virtual.

O Mercado Pago também estendeu o prazo para transações com taxa zero com QR code aos vendedores que estavam em período promocional até 31 de maio.

Ainda com relação ao código QR, o Mercado Pago informa que é possível fazer saque sem o uso do cartão. Para tal, o usuário deve fazer a transferência do dinheiro da poupança digital ou de qualquer outra instituição para a sua conta no Mercado Pago, ir até um caixa eletrônico do Banco24Horas e fazer o saque com o Código QR gerado pelo aplicativo de celular. O custo do desse tipo de saque está em R$ 4,90 por operação.

A fintech também oferece 25 TEDs gratuitas para contas de outras instituições por mês.

Vale lembrar que a Caixa anunciou que outros 50 bancos também são parceiros na distribuição do Auxílio Emergencial. Na época, o Mercado Pago não estava na lista. Isso significa que clientes da fintech podem transferir o valor de R$ 600 reais para sua conta virtual.