A Philco está estudando a possibilidade de produzir smartphones em sua fábrica de Manaus. Caso decida pela fabricação local, isso poderia acontecer somente quando do lançamento da terceira ou da quarta família de smartphones da marca, comenta Rafael Morais, coordenador de produtos e engenharia da Philco, em conversa com Mobile Time. A Philco lançou nesta semana o seu primeiro smartphone, batizado como Hit. Outros dois modelos da mesma família serão lançados em breve, o Hit Plus e o Hit Max. Por enquanto, os aparelhos estão sendo fabricados na China e importados para o Brasil. A expectativa é de vender entre 200 mil e 300 mil unidades do Hit este ano.

“Já fabricamos produtos tão tecnológicos quanto smartphones. Uma TV hoje em dia nada mais é do que um grande smartphone, pois usa o sistema operacional Android também. Portanto, em termos fabris não foge do que a gente já faz”, explica Morais. Vale lembrar que a Philco foi a primeira marca a produzir TVs no Brasil.

A decisão estratégica de entrar no mercado de smartphones foi tomada no ano passado. A ocorrência da pandemia não alterou os planos da empresa, que já tinha recebido os produtos da China e decidiu manter o cronograma de lançamento. Os executivos estão satisfeitos com os resultados das vendas nos primeiros dias, demonstrando que a decisão de seguir o cronograma foi acertada.

“Fizemos estudos em relação à Covid-19. Percebemos que as pessoas estando mais em casa precisam se conectar mais, e aí descobrem que seu celular atual está cheio, sem memória, e que a bateria não dura o dia inteiro. Nós entregamos um celular com boa memória e excelente bateria. E quando olhamos dados da GkF, notamos que a categoria de smartphones está crescendo mesmo durante a pandemia”, relata Heloisa Freitas, diretora de marketing da Philco. “Além disso,  acreditamos que este é o momento de as marcas investirem e de estarem próximas do consumidor, porque quando isso passar ele vai se lembrar que estivemos perto dele”, acrescenta a executiva.

Família Hit

Philco Hit

O objetivo do Philco Hit é oferecer uma boa relação custo/benefício aliada a uma marca na qual o consumidor brasileiro confia, descrevem os executivos. O aparelho tem tela de 5,45 polegadas; processador octacore A55 de 1,6 GHz + 1,2 GHz; 64 GB de memória interna; 4 GB de memória RAM; entrada para cartã microSD de até 128 GB; câmera traseira dupla de 13 MP e 2 MP; câmera frontal de 5 MP; conectividade 4G; e bateria de 4 mil mAh. Seu preço é de R$ 999.

“É para quem quer um smartphone bom e barato. Os vendedores contam que é um produto que se vende sozinho. E com certeza a marca Philco faz diferença”, avalia Morais.

Por sua vez, o Hit Plus e o Hit Max têm tela de 6 polegadas; câmera traseira dupla de 12 MP; e câmera frontal de 8 MP. As especificações do processador, da bateria e da memória RAM são as mesmas do Hit. Quanto à memória interna, o Hit Plus tem 64 GB e o Hit Max, 128 GB.