A versão Marshmallow (Android 6.0) do sistema operacional do Google está presente em 10,1% da base mundial de smartphones e tablets Android, informa a empresa. Três meses atrás, a participação era de 2,3%. A atualização do firmware em alguns aparelhos top de linha, assim como lançamentos que já vêm com o Marshmallow instalado, como o Samsung Galaxy S7 e o LG G5, ajudaram na popularização dessa versão, que é a mais recente disponível comercialmente, lançada no ano passado.

Contudo, a Marshmallow ainda está em quarto lugar no ranking das versões mais populares do sistema operacional do Google. A liderança continua com o KitKat (Android 4.4), com 31,6% de share, que já tem três anos de vida. O segundo e o terceiro lugares ficam com as duas versões do Lollipop, ou Android 5.1 e 5.0, com 20% e 15,4% de participação, respectivamente. As três versões do Jellybean, ou Android 4.1x, 4.2x e 4.3, têm 6,8%, 9,4% e 2,7%. Ainda há 1,9% de smartphones Android com a versão Ice Cream Sandwich; 2% com Gingerbread; e 0,1% com Froyo.

O próximo Android é chamado provisoriamente de Android N. Suas características gerais foram apresentadas aos desenvolvedores há poucas semanas, durante a conferência do Google, na Califórnia. O lançamento oficial acontecerá nos próximos meses, junto com um novo modelo de smartphone da linha Nexus, que deve ser fabricado pela Huawei, segundo rumores em sites internacionais de tecnologia.