Teclado Consciente TIM

Primeira versão do Teclado Consciente TIM com expressões com conotação racista

O aplicativo Teclado Consciente TIM (Android, iOS) é atualizado com expressões LGBTfóbicas. Na nova versão, foram inseridas mais 500 palavras e frases. Entre elas, estão: “sapatão”, “baitola” e “traveco”, utilizadas de forma pejorativa para se referir a pessoas LGBTI+. A ferramenta foi lançada em novembro de 2020 com palavras e termos e expressões racistas. A atualização é automática para quem já fez o download da primeira versão.

A TIM formou um time LGBTI+ para desenvolver essa atualização.

A ferramenta fica visível quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, por exemplo, e destaca as palavras e expressões consideradas inadequadas. Ao clicar em cima desses termos, o Teclado Consciente TIM explica por que são considerados racistas e LGBTfóbicos e oferece opções para a sua substituição — tal como um corretor ortográfico social.

O lançamento da segunda versão do Teclado e o patrocínio a #ParadaSPAoVivo, edição virtual da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo realizada no último domingo, marcam o início das ações programadas pela TIM para junho, celebrando o Dia Internacional do Orgulho LGBT, cuja data é 28 de junho.