A Vivo iniciou uma campanha para fomentar o debate na sociedade sobre o uso consciente do smartphone. Intitulada "Usar bem pega bem", a campanha ganhou um site próprio na web e um primeiro vídeo no YouTube. São levantadas questões relacionadas ao uso abusivo, que começa a interferir nas relações pessoais e até a botar em risco a vida dos usuários. No vídeo publicado, a operadora apresenta diversos exemplos para serem discutidos: gente falando ou digitando enquanto dirige um carro; um jantar a dois em que o casal mal conversa porque cada um está olhando seu celular; uma festa de aniversário infantil em que as pessoas estão mais preocupadas em filmar com o smartphone o parabéns do que em bater palmas etc.

Análise

O uso consciente do smartphone é um debate necessário e que precisa ser feito ao redor do mundo. Não se trata de proibir o uso dessa tecnologia, nem desmerecer os benefícios que a telefonia celular traz, mas evitar que a sua má utilização ou sua utilização em excesso prejudique nossas vidas. É particularmente saudável e bem-vindo que as operadoras móveis participem desse debate.

Esta é uma responsabilidade que cabe também a noticiários especializados, como MOBILE TIME. Por isso, este site, desde o seu nascimento em 2011, tem publicado frequentemente matérias para a reflexão sobre o assunto, como levantamentos indicando o aumento do número de "viciados" em smartphones; pesquisas de comportamento que revelam o grau de dependência das pessoas em relação à tecnologia móvel; o trabalho de entidades que procuram combater o problema, como o Instituto Delete; e iniciativas para melhorar a própria indústria de handsets, como o projeto Fairphone e o esforço de ONGs que denunciam a exploração de trabalhadores em minas africanas para a produção de metais usados na fabricação de celulares. Leiam abaixo algumas das matérias citadas.