A China Unicom anunciou sua entrada no conselho consultivo de operadoras para o desenvolvimento da versão móvel do sistema operacional Ubuntu, baseado em Linux. A novidade dá um empurrão significativo para a plataforma, que fora lançada em fevereiro, durante o Mobile World Congress. Vale lembrar que a China Unicom é a quinta maior operadora móvel do mundo, de acordo com ranking da GSMA que mescla base de assinantes e receita anual.

Fazem parte do mesmo conselho: Portugal Telecom, Telecom Itália, SK Telecom, Deutsche Telekom, EE, dentre outras. Os membros do conselho ajudam a direcionar o desenvolvimento da plataforma e têm acesso preliminar às novidades, além de exclusividade temporária para o lançamento dos primeiros terminais com Ubuntu. As informações são do site Mobile World Live.

Análise

Existe uma preocupação entre as operadoras móveis do mundo inteiro em quebrar o duopólio Android-iOS no segmento de smartphones. O Ubuntu é apenas uma das iniciativas apoiadas pelas teles para essa finalidade. As outras são: o Firefox OS, cujos primeiros modelos acabaram de ser lançados por ZTE e Alcatel One Touch; Tizen, da Samsung; e o próprio Windows Phone, que recentemente recebeu apoio público por parte da Telefônica.