O Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia está desenvolvendo um chatbot focado para a área de recursos humanos, o Sidia Chatbot. Com expectativa de ser lançado em agosto, o bot está em testes atualmente dentro do centro de pesquisa para tirar dúvidas de férias, horas extras, folha de pagamento e políticas corporativas, por exemplo, além de oferecer mais autonomia para as equipes de RH, permitindo fazer upload ou carregar documentos sem auxílio da área de tecnologia.

“A tecnologia foi desenvolvida para otimizar e dar mais praticidade às tarefas internas de RH”, disse Marcel Gonçalves, gerente sênior de novos negócios e laboratório de inovação móvel do Sidia. “O chatbot também será útil para identificarmos quais são os assuntos e dúvidas mais frequentes dos nossos funcionários e assim podermos priorizar o atendimento e melhorar as informações”.

Uma vez lançado, a expectativa é que o robô conversacional sirva de apoio para os 1 mil colaboradores do instituto. Gonçalves explica que será usado inicialmente na intranet da Sidia, mas poderá ser levado para outras plataformas, como WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram. Durante conversa por e-mail com o Mobile Time, o executivo ainda revelou que há planos para levar o bot do RH para outras empresas.

“Identificamos uma oportunidade de aplicá-lo também às áreas de recursos humanos (de outras empresas). Com isso, o tornamos um importante aliado para a otimização das equipes de RH e para o desenvolvimento das empresas como um todo”, afirmou o gerente. “Temos conversas adiantadas com outros potenciais clientes que iniciarão os testes, logo após o lançamento do chatbot dentro do Sidia.  O modelo de negócios será discutido caso a caso, dependendo da frequência de uso e quantidade de funcionários da empresa. Temos muita flexibilidade neste sentido”.