O Itaú Unibanco anunciou a compra da corretora digital Avenue (Android, iOS) nesta sexta-feira, 8. Em um primeiro momento, o banco vai adquirir 35% da empresa por R$ 493 milhões.

Após dois anos, o Itaú comprará mais 15% da Avenue, ganhando, assim, o controle da empresa com 50,01% do capital total e votante. O valor nesta segunda etapa será determinado a partir de um múltiplo da receita ajustada da empresa comprada.

Após cinco anos, o Itaú terá opção de comprar 100% da Avenue. Caso o banco não queira, a Avenue poderá fazer um IPO se os executivos alcançarem métricas operacionais e de volume financeiro pré-determinadas.

A Avenue possui uma corretora digital de valores mobiliários norte-americana, constituída há quatro anos para estimular que investidores brasileiros acessem o mercado internacional. No momento, possui mais de 229 mil clientes ativos, 492 mil contas habilitadas e cerca de R$ 6,4 bilhões sob sua custódia.

O anúncio em fato relevante do banco explica que a nova aquisição está em sintonia com a estratégia de estabelecer um ecossistema de investimentos. E está em linha com as compras anteriores da Ideal Corretora e da plataforma Íon.

A aquisição permitirá que o banco expanda o acesso ao mercado de investimentos no exterior e à funcionalidade de abertura de conta internacional, a diversificação internacional de produtos e serviços e o uso do talento dos profissionais da Avenue.

A gestão e a condução dos negócios da Avenue continuarão independentes em relação ao Itaú Unibanco e a conclusão da operação está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores.