A Ookla avaliou a internet sem fio de 48 aeroportos no mundo e comparou as velocidades móvel e Wi-Fi. Como parâmetro, usaram aqueles da FCC (Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos), que considera 100 Mbps de download e 20 Mbps de upload como referências para uma internet de alta qualidade.

Os dados foram coletados no primeiro trimestre de 2025 pela Speedtest Intelligence.

Somente três aeroportos atingiram o parâmetro da FCC tanto no Wi-Fi quanto no mobile: Phoenix Sky Harbor (EUA), Hangzhou Xiaoshan (China) e Toronto Pearson (Canadá) tiveram velocidades medianas de pelo menos 100 Mbps de download e 20 Mbps de upload em ambas as conexões.

A análise da Ookla identificou que enquanto 21 aeroportos atingiram o parâmetro na rede móvel, somente 12 chegaram ao mesmo patamar na internet sem fio.

Nenhum aeroporto da Europa ou da América Latina chegou aos parâmetros da FCC, seja em Wi-Fi ou rede celular. América do Norte e China conseguiram atingir a meta, em especial no celular. Mas mesmo em regiões com bom desempenho, os resultados não foram garantidos, refletindo diferenças reais em infraestrutura, uso de espectro e investimentos.

Exemplos de velocidade

A conexão móvel no aeroporto internacional de Istambul chegou a 600 Mbps. Já em São Francisco, chegou a 196.11 Mbps no Wi-Fi. A Cidade do México ficou abaixo de 20 Mbps em ambas as conexões, mais precisamente em 5.06 Mbps (Wi-Fi) e 11.91 Mbps (mobile).

Vale dizer que nenhum aeroporto do Brasil foi incluído na análise. Além do internacional da Cidade do México, o El Dorado, da Colômbia, também foi avaliado. Neste caso, a velocidade mediana de download no Wi-Fi ficou em 9.03 Mbps e na internet móvel, 22.60 Mbps.

O aeroporto Phoenix Sky Harbor registrou 170.65 Mbps na mediana de download no Wi-Fi; 22.16 Mbps na mediana de upload de mobile; e 292.25 Mbps na mediana de velocidade de download do 5G. Já no aeroporto chinês Hangzhou Xiaoshan, os números foram: 145.31 Mbps na mediana de download no Wi-Fi; 72.16 Mbps mediana de upload de mobile e 351.47 Mbps na mediana de download do 5G.

5G

A rede móvel de quinta geração ainda é desigual ao redor do mundo, constatou Ookla. No aeroporto internacional de Istambul, por exemplo, as velocidades medianas de download no 5G chegam perto de 1 Gbps (942.12 Mbps). Já no aeroporto Indira Gandhi, em Délhi, na Índia, as velocidades mal passaram de 20 Mbps (22.36 Mbps).

Obstáculos para uma boa conectividade em aeroportos

De acordo com a Ookla, os aeroportos são construções complexas e estão longe de serem prédios comuns, pois enfrentam desafios para a conectividade de alta qualidade. Os diversos terminais construídos com concreto, metais e vidro acabam prejudicando a circulação do sinal de internet, seja degradando ou bloqueando-o.

Outro ponto que torna o sinal ainda mais desafiador é a alta concentração do uso do espectro, com a utilização intensa de sistemas de radar, comunicações de aviação, densa concentração de tecnologias emissoras de RF – como transceptores portáteis e sensores de movimento – , contribuindo para uma alto congestionamento de espectro.

E, por fim, além de uma quantidade grande de pessoas que circulam todos os dias por essas edificações, outro ponto a ser considerado são as regulações impostas à aviação que limitam aonde a infraestrutura de rede pode ser instalada.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!