É impressionante o crescimento exponencial da demanda por Internet móvel no Brasil e no mundo. Segundo recente estudo elaborado pela Cisco, o tráfego de dados nas redes móveis deve multiplicar nada menos do que 18 vezes de 2011 até 2016, o que representa uma taxa média anual de crescimento de 78%.

A demanda cresce principalmente por dois motivos. Primeiro pela popularização da Internet móvel com o advento de planos mais baratos e planos pré-pagos. Segundo pela disseminação de aplicações e serviços que fazem uso de recursos multimídia como imagens, áudio, vídeo etc. As redes sociais são fortes catalisadores de ambas as tendências, atraindo novos usuários a migrar para os serviços móveis e também incentivando o compartilhamento e consumo de recursos multimídia.

A demanda por dados não é uniforme entre todos os usuários e plataformas. Segundo um estudo conduzido pela Rysavy Research, a plataforma BlackBerry gera metade a um quarto do tráfego comparada às principais plataformas concorrentes no uso de email, redes sociais e acesso à Internet pelo navegador. Outro estudo, este conduzido pela Arieso,  mostrou que 1% dos usuários geram 50% do tráfego móvel em todo o mundo!

Esse apetite por dados proprociona um grande desafio para o setor em função de limitações como espectro, preço dos serviços de dados em queda, restrições impostas por leis municipais, entre outros. Em todo o mundo as operadoras vêm lidando com esse desafio extinguindo os planos de dados ilimitados ou introduzindo um limite mensal ao seu consumo, reduzindo a velocidade ou cobrando excedente quando a franquia mensal contratada é excedida.

Há, no entanto, algumas soluções disponíveis no mercado que destoam do cenário acima. Uma delas é o serviço “BlackBerry Internet Service” (BIS), disponível para os smartphones BlackBerry. Diferentemente da maior parte dos pacotes de dados existentes no mercado, o BIS é ilimitado e sem redução de velocidades ou cobrança de excedentes. O segredo do BIS é a compactação de dados. Quase todos os pacotes de dados que passam pelos smartphones BlackBerry são compactados e têm o tráfego otimizado na infra-estrutura global da Research in Motion. Assim, o BIS permite que as operadoras ofereçam um plano de dados ilimitado com custo acessível. Na outra ponta, o BIS permite que os usuários BlackBerry acessem a Internet, redes sociais, email e aplicações livremente, sem preocupações com corte de velocidade ou cobrança de excedentes.

O navegador desenvolvido pela Opera Software para PCs, tablets e smartphones também inclui uma solução de compactação de dados. A empresa se utiliza da uma infra-estrutura global para compactar os dados e afirma reduzir o tráfego em até 80%, beneficiando usuários e operadoras. Outras empresas que vêm implementando tecnologias de compressão em seus navegadores são a Nokia – através do Nokia Browser – e a Amazon – através do navegador Silk para seu tablet Fire.

As soluções oferecidas pela BlackBerry, Nokia, Opera Software e Amazon representam uma luz no fim do túnel para o preocupante cenário no qual a demanda por dados móvel cresce mais rápido do que a oferta.