Adriana Aroulho, presidente da SAP no Brasil (Foto: Fernando Paiva)

Nos últimos dois anos, a SAP registrou um crescimento de dois dígitos em seu faturamento no Brasil, impulsionado pela transformação digital de empresas durante a pandemia. A migração do ERP para a nuvem e a adoção de soluções de digitalização de cadeias de suprimentos foram os dois principais fatores que puxaram o bom desempenho da SAP no País, destacou a presidente da companhia no Brasil, Adriana Aroulho, em conversa com jornalistas nesta quinta-feira, 8, em São Paulo.

“Nesse período, as empresas se apoiaram em tecnologia para ganhar eficiência operacional, para se manterem competitivas e para manter o contato com o cliente. No pós-pandemia isso não desacelerou. Temos perspectivas boas para 2022”, comentou a executiva. “Muitas empresas repensaram seus modelos de negócios. E não basta ser digital, é preciso fazer melhor uso dos dados”, acrescentou.

O ERP é a solução central da SAP. A companhia vem estimulando seus clientes a migrarem para a versão na nuvem, o que permite uma atualização constante e maior segurança, pois ficam sob responsabilidade da SAP. “Na nuvem, garantimos inovação e segurança ao longo do tempo”, resume a executiva.

Dependendo da complexidade da operação ou das prioridades de negócios do momento, algumas grandes empresas ainda não realizaram esse movimento. A SAP não revela o percentual de clientes que já migraram para a nuvem, mas afirma que o ritmo está acelerando.

Supply chain

Em relação à cadeia de suprimentos, uma gestão digital e inteligente é fundamental para garantir resiliência e atravessar situações emergenciais, como a pandemia. Isso envolve planejamento, gestão de estoques, de inventário e de transporte etc.