70% dos gamers latino-americanos jogam em plataformas móveis. Em seguida, está o computador (63%) e, em terceiro, os consoles (44%). No Brasil, a proporção que joga em dispositivos móveis sobe para 73%, seguido por computador (64%) e consoles (40%). Ainda por aqui, destaque para 81% das mulheres que jogam em dispositivos móveis. Os dados são da 1ª Pesquisa Game Latam, que mapeou os hábitos de consumo dos gamers no Brasil, México, Chile e Colômbia, e cujo índice de multiplicidade é de, 2,2, ou seja, cada pessoa pesquisada joga em mais de uma plataforma.

A pesquisa não diferenciou o jogador casual do hardcore. “A gente estava mais interessado no hábito de consumo dessas pessoas para poder ajudar o mercado de jogos”, explicou o cofundador da Seeds Market Research e coordenador da pesquisa Guilherme Almeida.

Entre os tipos de jogos mais populares estão ação/aventura e tiro/estratégia. Almeida cita Arena of Valor, jogo mobile e competitivo, ou seja, um e-sport, da Tencent, mencionado por 12% dos entrevistados, e Mobile Legends, indicado por 15%.

Outra informação apresentada pela pesquisa é que, no mobile, 16% dos gamers usam iOS e o restante Android e outras plataformas.

A pesquisa constatou que os homens gastam mais com games. Já por faixa etária, quem tem entre 25 e 34 anos gasta mais. “É a geração que cresceu com os games”, explica Almeida.

61% dos gamers na América Latina são homens. No Brasil, a proporção diminui, com 55% homens e 45% mulheres.

Metodologia

A pesquisa quantitativa foi realizada entre julho e agosto com 2.211 gamers e buscou apresentar o perfil dos jogadores latino-americanos, seus hábitos de consumo, além de buscar informações relevantes sobre e-Sports, e plataformas de jogos mobile, PC e consoles.

Foram entrevistados jogadores das classes A, B e C, com idade a partir de 16 anos. Do total, 43% são jovens entre 16 e 24 anos, 33% têm 25 a 34 anos e 24%, acima de 35 anos de idade.