72% dos donos de smartphones no Brasil costumam baixar jogos em seus aparelhos. O número supera outras categorias, como entretenimento (57%), fotografia (42,3%) e comunicação (37,9%), segundo um estudo da agência de pesquisas Blend New Research.

Os jogos de estratégia são os favoritos entre as mulheres, com 52%; enquanto 49% dos homens preferem instalar jogos de corrida em seus celulares. Mas na média geral os jogos de estratégia acabam ficando na preferência de todos os usuários, citados por 49,4%.

Lucas Pestolazzi, especialista de negócios da Blend, atenta que um quarto dos entrevistados dizem baixar jogos toda semana e três em cada quatro pessoas baixam apenas jogos gratuitos. Ele atenta que 50% dos gamers mobile dizem não pagar por existirem opções gratuitas aos apps pagos e 37% acham caro demais.

Entre aqueles que pagam, 36% disseram que compram pela qualidade do game; 26,8% disseram que não gostam de publicidade. Aliás, a publicidade mobile ainda é mal vista pelos usuários: 65% disseram que não gostam dos ads dentro dos games.

Mulheres dominam nos games

As mulheres tornaram-se a maioria entre os gamers  no Brasil com 53%, ante 47% dos homens. O número é superior à proporção do ano passado, que era de 47,1% de mulheres contra 52,9% de homens.

De acordo com especialista de negócios da Blend, o motivo para o crescimento do público feminino está no aumento da penetração de uma plataforma de jogo universal, o smartphone. “As mulheres jogam mais no smartphone”, disse o responsável pela análise ao citar o dado que 83% das entrevistadas terem revelado que costumam jogar nos handsets ante 71% dos homens. “Ao ter mais plataformas universais, ficou muito mais fácil a entrada dos games no universo feminino”.

Dentro do perfil dos entrevistados, 31,5% delas possui faixa etária de 16 a 24 anos. Entre os homens, a maior porporção estána faixa entre 25 a 34 anos  (35%). Vale ressaltar ainda que, a pesquisa feita com 2,8 mil pessoas entre 15 e 26 de fevereiro, apenas 11% consideram-se “gamers” e 95,6% dizem que jogam para passar o tempo.

Android e Samsung

O estudo revelou que o Android ainda é o mais abrangente sistema operacional entre os usuários, presente em 76% dos smartphones ante 75% de um ano antes. O OS da Apple, iOS, ficou na segunda posição com 10,1% na pesquisa de 2016 ante 11,1% em 2015. Destaque ainda para Windows Phone que subiu de 7% para 9% neste ano.