Pelo menos 36% dos consumidores da Black Friday 2018 usarão seus celulares para compra em algum momento. A expectativa é de um estudo da PayU, provedora de pagamentos online, que ouviu 555 pessoas no Brasil, sendo 52% mulheres e 48% homens. No estudo, 19% afirmam que alternarão as compras entre os handsets e os PCs, enquanto 17% farão suas compras apenas no mobile. Com a soma das duas perguntas, 36% devem usar o celular para compras na data comercial.

45% dos consumidores farão compras através computadores, o que representa uma queda de 5 pontos percentuais na comparação com a mesma pesquisa um ano atrás. Na visão da empresa, o recuo das compras via PC ainda não mostra uma pretensão de compras do consumidor pelo mobile, mas que o usuário está cada vez mais “multiplataforma”. Portanto, a experiência nos dois meios é relevante.

A pesquisa também aponta que 64% farão compras com seus cartões de crédito, 61% planejam comprar em lojas físicas e online, e, entre os produtos, celulares e roupas são os itens mais desejados pelos consumidores. Um ano antes, os smartphones lideravam a categoria dos mais requisitados sem dividir com nenhum outro segmento.

Vale frisar, 97% pesquisam antes de comprar e 68% dos entrevistados acreditam que as lojas usam a data comercial para aumentar o valor real do item. Para a PayU, esses dados demonstram para as empresas a necessidade de transparência na Black Friday, uma vez que os consumidores sabem o preço real do que compram e percebem se os valores aumentaram na véspera. Algo que prejudica a credibilidade da loja ante seu público-alvo.