A GSMA confirmou nesta terça-feira, 7, que a Algar Telecom entrará na iniciativa de APIs padronizadas e abertas em telecomunicações, o Open Gateway. Durante passagem pelo Mobi-ID na última terça-feira, 7, Carlos Garcia, senior project manager da associação e Open Gateway LATAM GTM da associação, confirmou a entrada da operadora brasileira no projeto.

Com a chegada da empresa de telecom, o Brasil passa a ter quatro operadoras na iniciativa global da GSMA, uma vez que Claro, TIM e Vivo aderiram no começo de fevereiro a partir de suas matrizes, América Móvil, Telecom Itália e Telefónica.

Contudo, a Algar é a primeira companhia sem raízes internacionais, ou seja, 100% nacional, no Open Gateway.

Adesão

Garcia afirmou que a participação das três operadoras brasileiras no projeto está bem avançada em comparação com outras empresas no resto do mundo. Não à toa, a expectativa é de que o lançamento técnico e comercial das três primeiras APIs abertas aconteça em dezembro deste ano, com Claro, TIM e Vivo tendo participado ativamente do processo de desenvolvimento das soluções.

As companhias brasileiras só não foram tão ágeis quanto as quatro principais operadoras do Sri Lanka (Bharti Airtel Lanka, Dialog Axiata, Hutchison Telecommunications Lanka e SLT-Mobitel). As asiáticas lançaram no último dia 3 de novembro as primeiras APIs abertas em telecom: de validação de senha única (OTP), localização de dispositivo (device location) e pagamento em conta (carrier billing).

No Brasil, as operadoras vão lançar APIs focadas em combate à fraude com padrões para localização de dispositivo, troca de cartão telefônico (SIM Swap) e verificação de número (verify number).

Imagem principal: Carlos Garcia, senior project manager da associação e Open Gateway LATAM GTM