O Ministério do Desenvolvimento Regional lançou, nesta terça-feira, 8, a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. O anúncio foi feito durante a Smart City Session 2020, evento global online destinado a discutir as tendências sobre smart cities.

O documento traça estratégias para apoiar municípios e agentes nas ações locais para as cidades inteligentes, e foi construído nos últimos 18 meses de forma colaborativa entre o poder público, academia, especialistas e empresas do segmento de inovação, além de representantes da sociedade civil. O lançamento oficial do documento contou com os ministros Rogério Marinho, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, e Vitor Menezes, secretário executivo do Ministério das Comunicações. Esteve presente também o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thomas, uma vez que houve um acordo de cooperação técnica entre os governos do Brasil e da Alemanha para este trabalho.

Entre os objetivos da Carta, os principais a serem destacados são: a integração da transformação digital nas políticas de desenvolvimento urbano, e a construção de meios para compreender os impactos da transformação digital nas cidades.