Educação, edtechs, Distrito

Divisão das 559 startups identificadas no Distrito Edtech Report

O Brasil possui 559 startups do setor de educação. O número é do novo relatório Distrito EdTech Report, lançado nesta terça-feira, 8. No ano passado, a liderança estava com a categoria de “ferramentas para instituições”, com 111. Atualmente, a categoria está com 98 startups, indo para a quarta posição. As atuais líderes, “ensinos específicos” e “novas formas de ensino” cresceram de 74 e 91 para 125 e 124 respectivamente.

Com 112 startups, a categoria “plataformas para educação” está na terceira colocação. Por último, as edtechs de “financiamento do ensino”, com apenas 15 empresas.

Como sempre, o sudeste é a região do País onde as startups mais se concentram, com 68,2%, ou 381 empresas. O sul em segundo, com 16,4% das edtechs, ou 92. O nordeste possui 8,2%, ou 46 do total de startups voltadas para a educação no Brasil, seguido do centro-oeste, com 6,3% (35) e do norte, com 0,9% (cinco edtechs).

Educação; edtech; Distrito

Onde estão as edtechs do País. Concentração na região sudeste é evidente

O estudo aponta uma “tendência de amadurecimento” dessas edtechs. 15% das empresas já possuem de 100 a 500 funcionários. Mas cerca de 70% possuem até 20 funcionários, o que indica que a maioria ainda está em processo de consolidação.

O Distrito tem registro de edtechs desde 2000, quando havia 14 startups da área de educação. Entre 2012 e 2017, foram identificadas mais de 200 empresas. O estudo reforça que não necessariamente houve um aumento do número de novas startups, mas, sim, “um aprimoramento da capacidade de rastreio do ecossistema.” Por outro lado, a partir de 2017 houve uma queda registrada de novas entrantes. A explicação está no fato de que há uma dificuldade maior de encontrar startups em estágio inicial, ainda com pouca visibilidade no mercado.

Vale destacar que a metodologia do estudo se baseia em pesquisas feitas pelo próprio Distrito onde eles conferem individualmente cada empresa. A instituição confere uma a uma e apenas insere no estudo somente aquelas que sejam do Brasil; que tenham algum site; e que tenha sinais de atividade. Ou seja, são eliminadas aquelas que não passaram do estágio inicial de ideação.