|Atualizado em 8 de dezembro de 2021 às 13h52 com informações sobre IOF e carteiras digitais| A Wise (Android, iOS) lança no Brasil a sua conta digital de pagamentos e, associado a ela, um cartão de débito pré-pago multimoedas da Visa. Através do mesmo app com o qual realiza transferências internacionais, os clientes da Wise agora podem abrir uma conta de pagamentos e converter seu saldo para mais de 50 moedas diferentes. Além disso, é possível obter dados bancários em 11 países diferentes quando tiver saldo em suas respectivas moedas, incluindo EUA, Reino Unido, União Europeia, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Em julho deste ano a empresa havia anunciado a intenção de incrementar seu portfólio no País com a conta multimoedas, entre outros produtos.

A conta e o cartão serão disponibilizados gradualmente para a base de clientes da Wise no Brasil. O limite mínimo para abertura de uma conta e solicitação do cartão é de R$ 25 em saldo. É cobrado 1,1% de IOF por cada transação. Não há custo de manutenção de conta. São oferecidos até dois saques gratuitos em Reais por mês, pela rede de Banco24Horas. A companhia afirma que soluções concorrentes são até sete vezes mais caras. Vale destacar que o cartão é habilitado para pagamentos por aproximação e pode ser adicionado às carteiras digitais Apple Pay e Google Pay.

Ao realizar um pagamento no exterior ou em algum varejista internacional, é preciso ter saldo na moeda correspondente. Em alguns mercados onde o cartão já estava disponível, a Wise permite também que seja feita uma conversão automática, caso o cliente não tenha saldo suficiente para a compra naquela moeda, mas possua em outras. Essa funcionalidade, contudo, ainda não está disponível para os brasileiros.

A proposta da Wise é que sua solução facilite a vida de turistas, pessoas em intercâmbio internacional e também freelancers que realizam trabalhos para empresas estrangeiras. Mas ressalta que não se trata de um produto de investimento em câmbio. “Não é um produto para hedge ou especulação, mas para movimentação internacional. Não oferecemos ativos ou investimentos”, esclarece Pedro Barreiro, diretor de expansão e banking para o Brasil da Wise. 

No mundo, a conta digital da Wise já foi lançada em mais de 30 países e teve 2 milhões de cartões emitidos. Não foram divulgadas projeções para o mercado brasileiro.