assistentes de voz

A Amazon e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) juntaram-se para conscientizar os usuários da Alexa sobre a Síndrome de Burnout (estafa por trabalho), uma doença silenciosa que vem se agravando pela crise do novo coronavírus. Apenas nesta terça-feira, 9, os consumidores que perguntarem ‘Alexa, tudo bem?’ receberão uma resposta diferente da assistente virtual e com um tom de voz diferente:

“Oi… ah, tudo bem. Sei lá, acho que, sim, tô bem. Na verdade, estou bem sim. E você?, já se perguntou como você está? Porque em tempos de home office, nem sempre a gente presta atenção, mas desânimo e cansaço constante podem ser sintomas da Síndrome de Burnout. Se quiser saber mais sobre isso, me pergunte o que é a Síndrome de Burnout”, alertará a Alexa.

O conteúdo foi feito pela ABP com apoio da Amazon e da Agência África. Se identificado um possível sinal de Burnout, o cliente será direcionado a procurar um profissional de saúde. As respostas ficarão disponíveis para todos os clientes com smart speakers da família Echo, Fire TV Stick Lite e no app do Alexa (Android, iOS).

De acordo com a International Stress Management Association BR, 72% dos brasileiros no mercado de trabalho sofrem de alguma sequela causada por estresse e 32% têm Burnout.