José Nilo Cruz Martins, gerente geral de Alexa Skills e AVS no Brasil

A BIA, assistente virtual do Bradesco, será uma das primeiras aplicações a ter skill dentro da versão em português da Amazon Alexa. A informação foi confirmada por José Nilo Cruz Martins, gerente geral de Alexa Skills e AVS na Amazon Brasil, durante o SET Expo nesta quarta-feira, 28, em São Paulo.

“A BIA estará no nosso anúncio (de lançamento). Ela dará o primeiro passo para uma informação inicial de transação”, disse o executivo.

Nilo ressaltou que o lançamento da Alexa no Brasil ocorrerá até o final deste ano, antes do natal. Disse ainda que a companhia trará um dispositivo Amazon Echo (alto-falante inteligente) e dispositivos com outros parceiros.

Vale lembrar, a Multilaser já apresentou um smart speaker que funciona com Alexa e a SEMP TCL confirmou que suas Smart TVs com inteligência artificial do Google ganharão atualização com Alexa quando a solução chegar ao Brasil.

 Potencial

Martins ressaltou a liderança da Amazon em dispositivos de voz. Lembrou que o volume de dispositivos enviados ao mercado cresceu 55% entre 2017 e 2018 nos Estados Unidos, que Alexa está em 13 países com línguas nativas, e que dobrou a quantidade de skills em um ano, de 40 mil para 80 mil.

“Em dois anos, nós teremos mais de 1 bilhão de pessoas no mundo usando esse tipo de alto-falante. Apenas em 2018, nos EUA, a Alexa ouviu – em inglês – mais de 10 milhões vezes ‘Alexa, eu te amo’ e 1 milhão pediram a Alexa em casamento”, contou. “Mas a Alexa não necessariamente tem que ser um alto-falante. Ela pode estar em Smart TVs da LG, notebooks, soundbars da Yamaha. A ideia é espalhar essa inteligência pela casa, nos carros e até em ambientes especiais, como hotéis e hospitais”.