Ilustração: La Mandarina Dibujos

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) comemorou nesta quinta-feira, 9, o acordo selado entre o Cade e o iFood nesta semana. O Termo de Compromisso de Cessação (TCC) estabeleceu limites para que a empresa de delivery de comida possa firmar contratos de exclusividade com estabelecimentos do setor de alimentação.

A Abrasel faz parte do grupo que pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica a investigaçãodessa prática pelo iFood. Além da associação, faziam parte Rapi, UberEats (que encerrou suas operações no Brasil) e 99Food, que também encerrou suas atividades no País, no início deste ano.

A associação festejou também o fato de que o termo prevê que o iFood permita acesso à suas APIs para integração de terceiros, o que dá impulso ao movimento Open Delivery, capitaneado pela Abrasel.

“O Cade foi muito competente ao enfrentar o desafio de ampliar a concorrência no mercado de entregas de comida pronta. É uma decisão muito bem recebida pela Abrasel, porque cria condições para que empresas concorrentes possam se estabelecer no mercado – lembrando que algumas desistiram de atuar no Brasil, como o UberEats, em função do ambiente injusto de negócios que há hoje. Sem dúvida, a decisão do Cade terá impacto positivo não só para o setor de bares e restaurantes, mas também para o consumidor final”, diz Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel, em comunicado à imprensa.