O Warner Music Group, divisão musical da Warner, anunciou uma parceria de acordo de licenciamento com o Facebook. Segundo o site The Verge, a parceria é similar àquela feita pela Universal, no final de 2017, e pela Sony, no começo deste ano.

No contrato, os artistas ganham royalties com vídeos e publicações veiculadas no ecossistema do Facebook (exceto WhatsApp). Os valores dos pagamentos aos artistas não foram revelados. Por outro lado, os músicos atingem um novo público no meio digital, indo além dos serviços de streaming e vídeo.

Nesta relação, os usuários poderão criar, carregar (upload) e compartilhar vídeos de artistas e compositores da gravadora, através das seguintes plataformas: Facebook, Instagram, Oculus e Messenger. Ou seja, os usuários não terão mais receio de sofrer represálias ao publicarem vídeos de artistas como Ed Sheehan e Beyoncé. Vale lembrar que é bem comum ver a mensagem nas redes sociais: “Este vídeo foi retirado por infringir diretos autorais do artista”.

Com o acordo apresentado nesta sexta-feira, 9, o Facebook passa a ter parcerias com as três principais gravadoras do mundo. Um grande passo na disputa contra o YouTube, do Google, pelo mercado de audiovisual em meios digitais.