A Telefónica firmou parceria com a Redpoint eventures em um reposicionamento de sua estratégia de aporte em startups, além de dobrar o valor de injeção por empresa apoiada pela Wayra, de R$ 500 mil para R$ 1 milhão (aproximadamente 250 mil euros, segundo a companhia). Em anúncio feito nesta segunda-feira, 9, a gestora de venture capital brasileira foi apresentada junto à Alter Venture Partners (Vale do Silício) e Vintage Investment Partners (Israel) como as três frentes de investimento da operadora.

Com capital injetado por meio do Telefónica Innovation Ventures, o programa de investimento da operadora espanhola, a ideia da companhia é ter os Estados Unidos, Israel e Brasil como os mercados-chave de sua estratégia de investimento. As principais verticais que a operadora busca startups são: digital consumer, transformação digital, redes 5G e as próximas gerações, cibersegurança, nuvem, inteligência artificial, IoT, Blockchain e fintechs.

De acordo com Guenia Gawendo, diretora global do Telefónica Innovation Ventures, o movimento é uma evolução do fundo Amerigo, que aportou dinheiro em startups na Espanha e nos EUA entre 2018 e 2019. A executiva afirma que o foco atende às principais áreas de atuação da operadora. A mudança ocorre após a Telefónica iniciar o processo de venda de todas as suas operações latino-americanas (exceto o Brasil) no final de 2019.

Brasil

Renato Valente, diretor de inovação aberta da Telefónica e country manager da Wayra, disse que a estratégia reforça o interesse da operadora no ecossistema de startups brasileiro e que trabalhará próximo da Redpoint eventures para encontrar empresas para aportar. Entre os segmentos que a Wayra mira estão: data analytics, big data, inteligência artificial, cibersegurança, Internet das Coisas, realidades virtual e aumentada, fintechs, agtechs e edtechs. Vale lembrar que o programa da Wayra dura um ano no Brasil.